Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Histórico do Município de Capinzal

Publicado em 20/05/2011 às 00:00 - Atualizado em 19/11/2017 às 18:25

Vista aérea da cidade Baixar Imagem

Capinzal - Uma terra de amigos e oportunidades!

Localizado no baixo vale do Rio do Peixe, está o belo Município de Capinzal. Um povo hospitaleiro que tem sua colonização arraigada na descendência italiana. Um Município próspero que impulsiona as riquezas e alavanca o desenvolvimento do meio oeste catarinense.

Com 20.769 habitantes (segundo censo realizado em 2010), Capinzal tem sua economia baseada na indústria e na agropecuária, desenvolveu um comércio próspero e muito receptivo. Sua indústria e agropecuária são destaques nacionais e é sede de uma das maiores agroindústrias do país. O parque industrial metal-mecânico, em franco desenvolvimento, já faz de Capinzal referência nacional e o potencial do ramo madeireiro mostra-se presente, desde a colonização. Estas modernas indústrias canalizam sua produção para o mercado interno e para as exportações, gerando empregos, renda e desenvolvimento.

Situado no corredor turístico regional, Capinzal inclui em seu roteiro alguns monumentos ímpares, como a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, cartão postal da cidade, cuja abóbada é réplica da Basílica de São Pedro, no Vaticano e a Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza, construída em 1932, com vão livre central de 84,5m, sobre o Rio do Peixe, que liga ao município de Ouro.

O turismo de eventos é marcado pelo Aniversário do Município, em 17 de fevereiro, comemorado com bolo e seqüência de chester, em pedaços, que aumentam um metro a cada ano acompanhando a idade da cidade. A Noite Italiana é tradição de especialidades da culinária e dos bons vinhos especialmente selecionados. O Kerbfest, com comida típica, bailes e muita animação, é a valorização da cultura germânica. A Expovale, multi evento bi-anual, aberto a negócios, com feira da indústria, comércio e serviços, exposições agropecuárias, motocross, jeep tour, feira Off-Road, leilão de gado e shows, que são mostradas todas as suas potencialidades.


História do Município

A HISTÓRIA NOS CONTA que nos anos de 1840, Jusuino de Matos requereu as primeiras terras do Governo Imperial para ser colonizada a área. Estas terras chamavam-se Campo Bonito, que depois foram vendidas para outros colonizadores: João Ferreira da Silva, Barão de Antonina e Manoel Lopes de Abreu. Grande parte destas áreas hoje constitui-se a parte física e geográfica de Capinzal.


Origem do Nome de Capinzal

“ Antonio Lopes foi a São Paulo levar gado, onde ofereceram sementes de capim, para plantar pastagens para os animais, retornando lançou a semente na terra, às margens do Rio do Peixe e de outro rio sem denominação na época, o qual passou a ser chamado Rio Capinzal devido os capins que aqui foram semeados”.Em 1914 foi legalizado com a criação do Distrito Rio Capinzal. Em 1948 perdeu a denominação do Rio e ficou apenas Capinzal.Com a criação do Distrito de Capinzal, era o quinto Distrito do Município de Campos Novos, mas também era de Porto União ao Rio de Peixe o que tinha maior arrecadação, e era governado pelo Intendente Distrital nomeado pelo Prefeito de Campos Novos. Pela Lei 249, de 30/12/1948, Capinzal emancipou-se. Em 17 de fevereiro de 1949 foi instalado como Município, sendo nomeado como primeiro Prefeito Antonio de Pádua Pereira. 
 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar